A Universidade de Brasília recebe, frequentemente, um corpo discente muito heterogêneo, não apenas em termos de faixa etária, mas, principalmente, no que diz respeito às competências e habilidades acadêmicas esperadas do ensino em níveis anteriores da Educação Básica. Ao ingressar na UnB, muitos alunos se deparam com desafios inesperados que, em alguns casos, podem levar à desistência dos estudos. As dificuldades em acompanhar as disciplinas, associadas a sentimentos de incompetência, desinteresse e reprovação, são fatores comuns que contribuem para a evasão acadêmica.

Observamos uma carência significativa na formação básica de muitos estudantes, com deficiências notáveis na organização do pensamento escrito e em fundamentos matemáticos, estatísticos e computacionais. Para enfrentar essa realidade, lançamos, desde 2018, a atividade de extensão “Curso de Nivelamento em Estatística Matemática”. Esta iniciativa está vinculada ao projeto de extensão PIBEX NIVELAMENTO EM ESTATÍSTICA MATEMÁTICA 2024 e foi desenvolvida como uma estratégia de apoio para disciplinas com altas taxas de evasão e retenção no Instituto de Ciências Exatas (IE), como Introdução à Probabilidade, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Cálculo de Probabilidades I e II, Inferência Estatística, entre outras.

O Curso de Nivelamento em Estatística Matemática 2025.1: Conceitos Fundamentais e Aplicações para o Desempenho Acadêmico ocorrerá entre 17/03/2025 e 21/03/2025, no auditório do prédio CIC/EST, Campus Darcy Ribeiro, UnB. O público alvo são discentes ingressantes na UnB, de forma geral, e Estudantes da Educação Básica. O principal objetivo do projeto de Nivelamento em Estatística Matemática é oferecer aos participantes uma sólida revisão dos conteúdos fundamentais de Matemática, Estatística e Computação Estatística, promovendo a equalização dos conhecimentos básicos entre os alunos. Desde sua criação em 2018, o curso tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento da base teórica dos estudantes de graduação do Instituto de Estatística (IE) e áreas correlatas, preparando-os para o sucesso acadêmico.
 
A iniciativa visa reduzir as disparidades de desempenho entre os estudantes, criando um ambiente de aprendizagem mais equilibrado e eficaz. Ao abordar conteúdos essenciais do ensino médio, o projeto busca não apenas revisar, mas também recuperar e consolidar conhecimentos que possam ter sido esquecidos ou não totalmente assimilados. Dessa forma, incentivamos o reconhecimento, por parte dos estudantes, da importância desse conteúdo para o progresso acadêmico nas disciplinas subsequentes.
 
Além de aprimorar a compreensão teórica, o projeto também tem como objetivo fomentar a motivação dos alunos e seu compromisso com o próprio aprendizado, destacando a relevância dos temas abordados para a formação acadêmica. Outro foco do projeto é a realização de um levantamento socioeconômico dos participantes, o que permitirá uma melhor compreensão de seu perfil e suas necessidades específicas. Paralelamente, buscaremos avaliar o impacto social do curso e a percepção dos participantes sobre os conteúdos apresentados, assegurando que a ação de extensão cumpra seu papel de promover tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o engajamento social dos estudantes.
 
 
Programação da Atividade
Período: 17 a 21 de março de 2025
A atividade será realizada ao longo de cinco dias, com aulas diárias pela manhã e à tarde, cobrindo conteúdos essenciais de Matemática e Estatística. As sessões serão ministradas por discentes e docentes do Instituto de Estatística (IE).
 
Manhã: 9h - 12h
I – Linguagem Matemática
  • Introdução à nomenclatura e simbologia matemática.
  • Operações com somatórios e produtórios.
II – Teoria de Conjuntos
  • Conceitos de pertinência, inclusão, complementação e igualdade de conjuntos.
  • Operações com união e interseção de conjuntos.
  • Utilização de Diagramas de Venn e exploração de conjuntos numéricos.
III – Funções
  • Definição de funções de uma variável real com valores reais.
  • Tipos de funções: injetivas, sobrejetivas e bijetivas.
  • Representação gráfica e análise de funções pares, ímpares, crescentes e decrescentes.
  • Translações de gráficos e estudo de funções polinomiais, trigonométricas, exponenciais, logarítmicas e modulares.
IV – Análise Combinatória
  • Princípio Fundamental da Contagem.
  • Combinações e arranjos.
Tarde: 14h - 17h
 
V – Introdução à Estatística
  • Definição de Estatística e áreas de atuação.
  • Planejamento de pesquisa e elaboração de plano de amostragem.
  • Definição de variáveis qualitativas e quantitativas.
  • Cálculo de média aritmética, mediana, moda, amplitude total, variância e desvio padrão.
VI – Computação em Estatística
  • Princípios básicos de planilhas eletrônicas.
  • Introdução à linguagem R de programação estatística.
  • Noções gerais sobre estruturas de dados e de controle.

 

As inscrições são de 18/02 a 17/03/2025, por meio do link https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/16944