A V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES - 2018 é organizada pela ANDIFES/ Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e pelo FONAPRACE/ Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil e tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes das IFES. O conhecimento de alguns indicadores sociais e culturais dos estudantes permite que a universidade crie estratégias de gestão fundamentadas nas necessidades dos discentes. Além disso, pode contribuir para a construção de uma universidade mais democrática, capaz de apresentar soluções aos problemas dos estudantes, diminuindo significativamente a evasão e o abandono na mesma proporção em que aumenta a qualidade de vida e o sucesso profissional.

Diferentemente da pesquisa anterior, essa edição iniciada em fevereiro está sendo censitária e contará com a participação das 65 instituições federais. Apesar das dificuldades institucionais que interferem na realização de uma pesquisa nacional censitária, entendemos que a precisão dos dados contribuirá substancialmente para a elaboração de políticas públicas para os estudantes. Ao conhecer os estudantes, passamos a compreender (e acompanhar por meio das séries históricas) as suas dificuldades e expectativas durante a trajetória acadêmica, contribuindo para o fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade.

A V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES está disponível no Portal da UnB e o acesso se dá no seguinte endereço:

Participe!