O Instituto de Ciências Exatas divulga o curso de Nivelamento em Estatística Matemática 2023-1

O Departamento de Estatística abriu inscrições para o curso de Nivelamento em Estatística Matemática. As atividades ocorrerão de forma presencial, entre os dias 20 e 24 de março de 2023, no Auditório do prédio do CiC/EST do Campus Darcy Ribeiro da UnB, das 14h às 18:00h.

Inscrições nas atividades de 09/02/2023 a 21/03/2023 no SIGAA, no link < https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/7614 >

Para mais informações e perguntas, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Resumo:

A Universidade de Brasília recebe frequentemente, alunos muito heterogêneos, não só com relação à faixa etária, mas, sobretudo quanto às competências e habilidades do conhecimento preliminar esperado do ensino nos níveis anteriores da Educação Básica. Ao ingressar na UnB, muitas vezes, o discente se depara com uma realidade diferente e desafiadora que, em alguns casos, termina por levá-lo a abandonar os estudos. As dificuldades em acompanhar as disciplinas ministradas constituem-se em um dos fatores que levam o discente a desistência e junto com as dificuldades surgem os sentimentos de incompetência e por consequência o desinteresse e a reprovação. São constantes as manifestações dos docentes da UnB e do Instituto de Ciências Exatas, em particular, quanto à carência na formação básica dos discentes. Grande parte dos alunos não consegue organizar bem as ideias por escrito e apresentam falhas básicas no raciocínio matemático, estatístico, computacional, dentre outros. Procurando lidar com esta realidade, propomos, desde 2018, a atividade de extensão “Curso de Nivelamento em Estatística Matemática”. Esta é uma ação vinculada ao projeto de extensão PIBEX NIVELAMENTO EM ESTATÍSTICA MATEMÁTICA 2023 e foi pensado como um procedimento apoio às disciplinas com elevadas taxas de evasão e retenção no IE, como Introdução à Probabilidade, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Cálculo de Probabilidades I, Cálculo de Probabilidades II, Inferência Estatística, dentre outras. Ao mesmo tempo, o curso visa propiciar aos estudantes que ingressaram ou que pretendem ingressar na UnB conteúdos básicos de Matemática Elementar (como somatórios e produtórios, funções, teoria de conjuntos, etc), Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística Descritiva e Computação em Estatística. O curso ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março de 2023, das 14 às 18:00hs, no auditório do prédio CIC/EST, Campus Darcy Ribeiro, UnB.